domingo, 30 de agosto de 2009






UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE GEO-HISTÓRIA
CURSO DE GEOGRAFIA


TERRA - Grupo de pesquisa urbana, rural e ambiental/uepb/ch/cnpq





GRUPO DE ESTUDO DE TEORIA E METODOLOGIA DA GEOGRAFIA










Introdução
A muitas maneiras de se dinamizar a vida acadêmica, uma delas são os estudos feito em grupo. Essa atividade acadêmica é antiga, utilizada há muitos anos por muitas instituições de ensino. Convivendo com os alunos na universidade, observamos, que, apesar de cursarem as disciplina na graduação, os alunos muita vezes se sentem despreparados teoricamente para enfrentar as questões pertinentes a sua ciência. Assim, estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado, é uma maneira de estimular a discussão, é também uma forma do aluno aprender a lidar com as opiniões divergentes, com as diferenças e aprender a ouvir o outro.
Por outro lado, algumas disciplinas, devido à complexidade dos assuntos abordados ou à abrangência de determinados tópicos, requerem mais tempo de amadurecimento dos conhecimentos transmitidos, mais atividades prática e discussões em sala, até mesmo, momentos para troca de conhecimentos e experiência entre alunos e profissionais da área. Nem sempre é possível ao professor atender todas estas necessidades e demandas dos alunos em sala, pois o professor se encontra envolvido com as mais diferentes atividades no âmbito da universidade.
Associado a este fato, o professor também se encontra envolvido com as mais diferentes indagações sobre a sua prática educacional, dentre as quais podemos relacionar:

-Como atender as diferentes demandas dos alunos ?
-Como desenvolver no aluno a habilidade de “aprender a aprender” ?
-Como estimular a pesquisa ?
-Como aprimorar a habilidade de resolver problemas ?
-Como explorar a multidiciplinariedade ?
-Como despertar no aluno a importância do trabalho cooperativo ?
-Como mostrar ao aluno a importância do conteúdo desenvolvido em aula na formação profissional do mesmo?

Estes são apenas alguns questionamentos que nos motivaram a criar o o Grupo de Estudo em Teoria da Geografia. Entendemos Grupo de Estudo como “o processo educativo que envolve o aluno em atividades de estudos temáticos, sob a orientação de, no mínimo, um professor.” [UFJF 2005], É com base nesse conceito que visamos proporcionar oportunidades para professores e alunos. Visamos oferecer um rico ambiente de troca de experiências e desenvolvimento, tanto à nível pessoal quanto acadêmico e profissional. Aos professores, os encontros do grupo deve propiciar uma vivência que permite elaborar uma reflexão a partir dos questionamentos propostos:

Sabemos também que a formação do aluno vai além da sala de aula. A discussão em grupo é fundamental para sua atualização e, muitas vezes, esta se dá de maneira informal, ou seja, o aluno recorre a diferentes meios, como livros, revistas e internet, por exemplo, que propiciem a renovação do conhecimento adquirido durante o curso superior. Para isso é necessário que o aluno, durante o seu período de graduação “aprenda a aprender” sem o auxílio do professor. Tendo como objetivo o aprimoramento desta habilidade, são definidos temas de interesse comum aos participantes, os quais escolhem um determinado tópico, a ser estudado e apresentado aos demais colegas através da leitura em grupo. Isto permiti que no momento da leitura seja possível o questionamento, a reflexão, o aprofundamento das idéias do autor, mas, sobretudo, o contato com a teoria.

O termo colaborar “relaciona-se com contribuição sem necessariamente ter que haver trabalho conjunto, envolvendo, na maioria das vezes, patamares diferenciados em termos de conhecimento. Cooperar, por sua vez, além de exigir colaboração, envolve trabalho conjunto visando alcançar objetivos compartilhados”. A formação de equipe de trabalho é prática comum no mundo do trabalho. Dessa forma se faz necessário preparar os alunos para esta realidade, que exige, entre tantas coisas, habilidade nas relações pessoais e cooperação. Assim, realização de atividades e distribuição de responsabilidades, dentro do grupo de estudos, tem colaborado para mostrar a importância do trabalho cooperativo na execução das tarefas propostas.


Objetivo Geral

Realizar estudos acerca das questões teóricas-metodológicas pertinentes a ciência geográfica, sobretudo, estimular a pesquisa e a produção cientifica na área de Teoria. Realizar na prática a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos Específicos
-Realizar pesquisa bibliográfica;
-Estimular o aprofundamento das questões teóricas pertinentes a geografia;
-Promover eventos e atividades de natureza cientifica;



Metodologia



A base do trabalho no Grupo é a cooperação. Nossos encontros serão semanais com duas horas de duração. Desta forma, desenvolveu-se uma metodologia de trabalho própria, onde as decisões e as estratégias de ação são definidas em conjunto com os integrantes do grupo. Este formato tem trazido grande motivação para o desenvolvimento do trabalho.
O grupo realizará leitura de obras de cunho teórico, clássicos, procurando realizar um resgate da geografia desde os seus primórdios. Busca-se também, além das leituras, desenvolver atividades de natureza acadêmica como: exibição de filmes e discussão, palestras com intelectuais das ciências sociais, intercâmbio com outros grupos de estudos, viagens de pesquisa, participação em eventos científicos, organização de eventos de natureza acadêmica, mas, sobretudo, a produção de textos científicos.
Por enquanto os encontros tem se realizado em uma sala de aula do curso de geografia, exigindo o mínimo de recurso técnicos. Mas, futuramente, busca-se criar canais de comunicação, um fórum eletrônico ou um blog, que deve servir de repositório de informações. Este deverá ser mantido pelos alunos do Grupo de Estudo
A participação dos alunos é gratuita e aberta a todos os alunos do Centro de Humanidades. A presença nas reuniões serão registradas em ata para uma melhor organização e registro dos trabalhos. Todos os semestres o Grupo de Estudo deve se reunir para avaliar o seu desempenho e realização de suas atividades. O coordenador deve ser indicado pelo grupo e coordenar os trabalhos por apenas um ano, após esse período outro professor deve assumir a coordenação.

Membros do Grupo:

Professora Regina Celly Nogueira da Silva (Coordenadora)

ANNELY F DE MELO
ANA CAROLINA RODRIGUES
IZAIAS SEVERINO DA SILVA
JAIRO A FELIPE
JOEL ANTONIO DOS SANTOS
PAULA G DINIZ
LEOMAR DA SILVA COSTA
LEOMAR MENDONÇA LIMA
RENALY FERNANDES DA SILVA

JOEL ANTONIO DOS SANTOS

Referencias

ANDRADE, Maria Margarida de.Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atalas. 2009-08-27

SEVERINO, Antonio Joaquim. : METODOLOGIA DE PESQUISA. São Paulo : Cortez, 2007
UFJF (2005). Resolução do Conselho Setorial de Graduação Quanto à Flexibilização dos Currículos de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível on-line em http://www.producao.ufjf.br/arqufjf/res018.htm. Jan, 2005 Velasco, S.(2005) Algumas

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...