sábado, 10 de abril de 2010

Seminário Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil

Seminário Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil
Sex, 09 de Abril de 2010 11:17


O evento que busca reunir e analisar estudos e pesquisas de quatro estados brasileiros sobre a organização de agricultores familiares e suas alternativas sustentáveis. O encontro acontecerá no auditório do Hotel Village, em Campina Grande.


São parceiras da UEPB, na realização do evento, as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rio Grande do Sul (UFRGS). O seminário tem origem na pesquisa ‘Sementes e Brotos da Transição’: Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil, desenvolvida com agricultores do Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN), tendo em vista a construção de alternativas viáveis para o desenvolvimento dos produtores rurais.


Ao longo de dois anos, a pesquisa vem efetuando estudos de casos e análises comparativas sobre o mundo rural entre sete grupos distintos, que avaliam temáticas acerca do turismo rural, agroindústria familiar, bioenergia, gestão das águas, comercialização e acesso a mercados, feiras locais, agroecologia, merenda escolar, entre outros.

Como coordenadora do evento, figura a professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UEPB, Nerize Laurentino Ramos. Já o diretor do Campus III da UEPB, em Guarabira, professor Belarmino Mariano Neto, integrará uma mesa redonda como debatedor, no Grupo Turismo Rural.


Estudantes, professores e pesquisadores que não façam parte das pesquisas originárias do projeto “Sementes e Brotos da Transição” poderão participar do Seminário como ouvintes.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-1687, pelo e-mail seminarioipode@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
ou no portal http://www6.ufrgs.br/pgdr/ipode .

Giuliana Rodrigues

Nenhum comentário: