AUTORES:
Profº.
Dr. Belarmino Mariano Neto (UEPB/CH)[1]
Prof.
Dr.. Luiz Gustavo Lima de Sales (UFCG/Pombal)²
Profa.
Dra. Ricélia Marinho de Lima Sales (UFCG/Pombal)³
COORDENADORIA
DE ENSINO MÉDIO - G E O G R A F I A: REFERENCIAIS CURRICULARES DO ENSINO
MÉDIO DO ESTADO DA PARAÍBA (GEOGRAFIA). João
Pessoa, Paraíba: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Agosto de 2006.
ISBN 978-8598357-33-1. João
Pessoa, Agosto de 2006.
INTRODUÇÃO:
“O homem é a natureza adquirindo consciência de si própria”* (RECLUS, 1887)*
Pensar
a natureza da geografia no inicio de século 21 é um desafio para todos os
acadêmicos da disciplina de Geografia, na qual são sugeridos elementos de
análise que podem representar categorias essenciais dessa ciência. Nesse
sentido, parte-se da correlação existente entre o espaço-tempo e a sociedade-natureza,
para que se possa mediar os conceitos-chave da Geografia que adquirem
significados na articulação com os conceitos estruturadores da área de Ciências
Humanas e suas tecnologias, quais sejam: relações sociais, dominação, poder,
ética, identidade, cultura e trabalho. Assim, a Ciência Geográfica pode ser
articulada a quatro dimensões
fundamentam o conhecimento geográfico: Espaço, Tempo, Sociedade e Natureza.
Estas são bases para a construção material e formal desta ciência.
LEIA O TEXTO NA INTEGRA: A NATUREZA DA GEOGRAFIA
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