segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A NATUREZA DA GEOGRAFIA E SUAS MULTIPLAS AÇÕES



AUTORES:
Profº. Dr. Belarmino Mariano Neto (UEPB/CH)[1]
Prof. Dr.. Luiz Gustavo Lima de Sales (UFCG/Pombal)²
Profa. Dra. Ricélia Marinho de Lima Sales (UFCG/Pombal)³

COORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO - G E O G R A F I A: REFERENCIAIS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA PARAÍBA (GEOGRAFIA). João Pessoa, Paraíba: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Agosto de 2006. ISBN 978-8598357-33-1. João Pessoa, Agosto de 2006.

INTRODUÇÃO:
“O homem é a natureza adquirindo consciência de si própria”* (RECLUS, 1887)*

Pensar a natureza da geografia no inicio de século 21 é um desafio para todos os acadêmicos da disciplina de Geografia, na qual são sugeridos elementos de análise que podem representar categorias essenciais dessa ciência. Nesse sentido, parte-se da correlação existente entre o espaço-tempo e a sociedade-natureza, para que se possa mediar os conceitos-chave da Geografia que adquirem significados na articulação com os conceitos estruturadores da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, quais sejam: relações sociais, dominação, poder, ética, identidade, cultura e trabalho. Assim, a Ciência Geográfica pode ser articulada a quatro dimensões fundamentam o conhecimento geográfico: Espaço, Tempo, Sociedade e Natureza. Estas são bases para a construção material e formal desta ciência.

LEIA O TEXTO NA INTEGRA: A NATUREZA DA GEOGRAFIA




*Cf. RECLUS, Élisée, 1887-1892. Reproduzido de ANDRADE, 1985, p.38
[1] O artigo foi produzido a partir de uma consultoria que fizemos para a constituição dos referenciais curriculares para o ensino médio da Paraíba. No artigo foi atualizado em agosto de 2016.

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