domingo, 24 de março de 2019

MOÇAMBIQUE URGENTE!

Imagem extraída do El Pais. Fotografo Adrien Barbie (AFP). 22/03/2019.

Por Belarmino Mariano

Moçambique, Zimbáue e Malawi estão em pânico, após o Ciclone Idai atingir toda essa região. Segundo as autoridades desses três países africanos, os mortos já ultrapassaram 446 mil mortos e podem chegar a mais de hum milhão.
Será que os governo do Brasil e dos Estados Unidos irão ajudar mesmo os três países atingidos. Ou a solidariedade é apenas da boca pra fora? A pergunta que não quer calar, será que é pelo fato de serem países com baixas riquezas petrolíferas? O Trump com apoio do Bolsonaro vem bloqueando a economia venezuelana e depois querem impor uma ajuda humanitária com segundas e terceiras intenções. Agora é a hora de uma ajuda de verdade. Quero os dois na África com a ajuda atracada no Porto de Moçambique.

O ciclone Idai criou a maior tempestade intertropical dos últimos anos e também varreu parte da Oceania e sudeste asiático. Isso sim é um desastre natural de proporções internacionais, mas será que se trate apenas de uma desastre ambiental? O que o imperialismo capitalista tem feito com o nosso planeta, poderia esta contribuindo com desastres como esse?
Os Três países atingidos foram colônias de exploração europeia, ao exemplo de Moçambique que foi colonizado pelos portugueses, enquanto que Zimbáue e Malawi pelos ingleses e hoje vivem e penumbra da pobreza e desigualdades sociais. As condições de vida dessas populações é precária e milhões de pessoas vivem em aldeias. Aldeias e vilarejos simplesmente foram varridos do mapa.
Essa é a hora do Brasil através do seu governo, oferecer ajuda, montar equipe militar e civil, montar postos de coletas e já fazer o dever de casa indo na Africa pessoalmente, para levar a ajuda do Brasil pois Moçambique e a Africa é berço de muitos dos nossos antepassados que foram trazidos para o Brasil como escravos portugueses. Deixem a Venezuela em Paz e façam um gesto de solidariedade mundial.
Eu quero ver ação prática. Quero o envio de equipes médicas, de enfermeiros, de alimentos, medicamentos, água potável.
O Brasil de Norte ao Sul, somos um país rico, um dos maiores produtores de grãos do mundo. Quero ver os grandes empresários e atacadistas desse país, liberando 1% dos seus estoques para os três países africanos. Urgente. Agora hoje. O agronegócio tem coração? Será que só ajudam aos políticos corruptos desse país?
Essa é a hora da Vale do Rio Doce compensar sua destruição e enviar 1% dos seus lucros líquidos para a reconstrução de Moçambique, pois aqui explora os negros descendentes dos moçambiquenhos, que foram trazidos para as minas de ouro e para os cafezais e canaviais.

Esse é a hora de a renda do Fla X Flu ser toda revertida para os desabrigados desses três países africanos, pois esses clubes brasileiros exploram jogadores negros faz muito tempo. A maior parte dos jovens que queimaram no Ninho do Urubu eram negros das periferias brasileiros. Acho que as rendas de outros clássicos também ajudaria muito. Esse sim seria o Espirito da Solidariedade. Gostaria de desafiar os pastores evangélicos brasileiros para doarem o dizimo desse domingo para ajudar aos milhões de desabrigados, pois esse ciclone pode ter sido enviado por Deus para mostrar que existem muitas injustiças no mundo e Ele não compactua com elas.
Fontes:

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...