segunda-feira, 15 de março de 2010

Agricultura Familiar

Agricultores do litoral sul da Paraíba são
beneficiados com compra direta

15h54 12/03/2010

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade "Compra Direta Local" da Agricultura Familiar, foi lançado pelo prefeito Ricardo Coutinho na manhã desta sexta-feira (12). O programa, que faz parte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), irá beneficiar municípios do litoral sul da Paraíba como Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbú. Serão compradas 80 toneladas de produtos agrícolas por mês, beneficiando 239 famílias de agricultores, que terão toda a sua produção comprada pela prefeitura da Capital.

De acordo com Ricardo Coutinho, a integração e parceria com esses municípios irão beneficiar tanto os pequenos produtores dessas regiões, como cerca de 80 mil pessoas em João Pessoa, distribuídas nas entidades cadastradas, que irão receber esses produtos através do Banco de Alimentos. "Estamos lançando esse programa tão importante para os agricultores em uma cidade que tem se preocupado com o desenvolvimento da agricultura familiar, que compreende a necessidade dessa parceria e que é referência nesse processo", frisou. O lançamento do PAA ocorreu na cidade de Alhandra.

Geração de renda - O programa irá injetar na economia desses municípios mais de R$ 2 milhões em três anos, comprando diretamente ao produtor. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e conta ainda com o apoio logístico das prefeituras dos municípios produtores dos alimentos. "É necessário que logo esse programa seja ampliado, para incluir mais agricultores. Precisamos estimular a agricultura familiar que é responsável por 80% do que é produzido aqui e eliminar a dependência de outros estados, pois cerca de 80% do que a Paraíba consome hoje vem de Pernambuco, Bahia, entre outros" destacou o prefeito.

Ricardo falou ainda da intenção de se estabelecer novas parcerias com os municípios na alfabetização de jovens e adultos, e destacou os investimentos feitos pela prefeitura municipal na área da agricultura familiar, a exemplo do Cinturão Verde, que beneficia centenas de agricultores locais; a construção do centro de comercialização da agricultura familiar e as feiras orgânicas realizadas na capital.

Para o produtor rural Luiz Carlos, a iniciativa irá contribuir para que sua propriedade produza mais e melhor. "Estou feliz em ver que existem gestores públicos que se preocupam desde a saúde, educação, até a agricultura", comemorou.

Compra Certa – Nesse programa, além de terem destino certo para sua produção, os agricultores receberão assistência técnica para produzir mais e com mais qualidade. O acesso à financiamentos nas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é considerado mais um benefício do programa do governo Lula, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, que terá um enorme impacto para os agricultores das cidades contempladas e para as populações em situação de vulnerabilidade social da Capital.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=13324

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...