sábado, 25 de junho de 2011

"A Loca da Nega" - Serra da Raiz/PB


043 – GEOGRAFIA
Linha de Pesquisa: Geografia Cultural.
Titulo: ESTUDO GEOGRÁFICO E CULTURAL SOBRE “A LOCA DA NEGA. SERRA DA RAIZ – PB.
Autora: MARIA GLÁUCIA DE SOUSA
(Orientador) Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto UEPB/CH/DG
(Examinador) Prof. Ms. Carlos Antonio Belarmino Alves UEPB/CH/DG
(Examinador) Profa. Mônica de Fátima Guedes de Oliveira UEPB/CH/DE


RESUMO

O objetivo com esse Trabalho de Conclusão de Curso é fazer uma análise cultural do espaço geográfico conhecido como “A Loca da Nega”, a partir de um levantamento da área, localizada no município de Serra da Raiz, no Agreste paraibano. Considerando a Geografia Cultural enquanto principal categoria de analise, bem como, os aspectos paisagísticos e como a preservação ambiental, por meio do desenvolvimento sustentado pode trazer desenvolvimento econômico para os moradores locais. Assim como estudar possibilidades de inserir esta localidade nas trilhas turísticas da Paraíba. Identificar as estratégias no salvamento e preservação do patrimônio histórico-cultural da área, para os habitantes daquele município e a relação dos que habitam e freqüentam esta localidade com o meio ambiente. A metodologia usada neste trabalho está pautada pela pesquisa empírica e pela observação direta, com registros fotográficos, levantamento de referências e de entrevistas. A base teórica está fundamentada em autores como: Santos (2006 e 2007), Mariano Neto (2001), Claval (1999), Azevedo (2008 e 2009), Rozendhal e Correa (2007). Dentro dessa análise identificamos os troncos culturais das inscrições rupestres e fazer um estudo comparativo delas com inscrições de outros sítios rupestres do estado e da região. Também fazer a devida localização do objeto de estudo e uma caracterização geoambiental da área de pesquisa. Sempre estando preocupado em sugerir propostas para o convívio harmonioso com a natureza, das comunidades tradicionais e dos visitantes em relação aos monumentos histórico-culturais lá existentes através do turismo, da educação ambiental e outras atividades que promova o desenvolvimento econômico e social do morador local e a preservação do ambiental da área da Loca da Negra, Serra da Raiz – PB.

 Palavras-chave: Loca da Nega, Cultura e Espaço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Sempre com excelentes postagens. A Geografia Cultural é pouco divulgada, infelizmente e pode se tornar um ótimo espaço de trabalho ao Bacharel da Geografia.

Um abraço e bom domingo

weslei disse...

Nobre José Calos vocês esta de parabéns pelo blog. Tive a oportunidade de observar um resumo de um trabalho feito por Maria Gláucia de Sousa que se intitula como Estudo Geográfico e Cultural Sobre “A Loca da Nega. Serra da Raiz – PB. Estou interessado neste trabalho, pois estou fazendo o levantamento florístico desta região, contudo gostaria de utilizá-lo como fonte de pesquisa. Após o levantamento florístico irei começa o levantamento das plantas que tenham potencial fitoterápico.
Deste já tenham minhas estimas e considerações.
Luiz Weslei de Freitas
Sertãozinho-PB
Email: juliaeweslei@gmail.com

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...