quinta-feira, 29 de julho de 2021

NA GEOGRAFIA DO FUTEBOL: O FLAMENGO É UMA NAÇÃO

Por Junior Virginio e Belarmino Mariano

A pesquisa tratou sobre a Geografia do Futebol, com enfoque para a torcida do Flamengo como a maior do Brasil. Fizemos uma análise sobre a ideia do Flamengo como “Nação Rubro-Negra” no contexto do futebol como um dos maiores movimentos culturais do Brasil. 

A torcida do Flamengo, com cerca de 42 milhões de torcedores (DATAFOLHA, 2019) é que se considera como “Nação Rubro Negra” (GEOGRAFIA OPINATIVA, 2017). O flamengo tem uma torcida que é mais que o dobro da População do próprio Estado do Rio de Janeiro (16,5 milhões de habitantes), berço do clube de futebol. 

A ideia foi identificar os elementos geográficos que envolvem as pessoas que se tornam torcedores de um clube de futebol, mesmo que não seja do seu estado. Na Paraíba e, especialmente na cidade de Guarabira observamos a existência de milhares de pessoas que se declaram torcedores do Flamengo. Também estudamos as torcidas organizadas do Flamengo e a criação da Escolinha do Flamengo em Guarabira. 

Foi possível observar que existem diferentes tipos de manifestações organizadas como blocos carnavalescos a exemplo do Bloco Urubuzuada (Guarabira), festas comemorativas de títulos, entre outras atividades que demonstram que a maior torcida é de fato a do Flamengo.

PARA LER O TRABALHO NA INTEGRA: 

NA GEOGRAFIA DO FUTEBOL: O FLAMENGO É UMA NAÇÃO

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...