SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
COORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO
Profº. Ms. Belarmino Mariano Neto (UEPB/CH)
Profº. Ms. Luís Gustavo de Lima Sales (UEPB/CH)
Profª. Ms. Ricélia Maria Marinho da Silva (UEPB/CH)
ISBN 978-8598357-33-1 (João Pessoa, Paraíba: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Agosto de 2006.)
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) foram elaborados a partir do ano 2000, para difundir os princípios da reforma curricular, bem como, orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Depois de três adequações, dentre eles, os Parâmetros Curriculares em Ação – PCN+, em 2002; as Orientações Curriculares do Ensino Médio, em dezembro de 2004 e; documentos curriculares sobre algumas áreas de conhecimento, 2005; o Governo Federal lança as Orientações Curriculares do Ensino Médio em 2006. O grande desafio dos Parâmetros Curriculares Nacionais é o de “preparar o jovem para participar de uma sociedade complexa como a atual, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida”, por isso que os organizadores dos PCNEM sugerem que as publicações não sejam um “manual ou uma cartilha a ser seguida”, mas um instrumento de apoio à reflexão do professor a ser utilizado em favor do aprendizado, esperando que cada docente aproveite as orientações como estímulo à revisão de práticas pedagógicas, em busca da melhoria do ensino. (Orientações Curriculares do Ensino Médio, 2006)
Leia o texto na integra: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzuVaa1bm0peZmVlMTFhMTEtNDBmOC00MDY4LThlMGEtZTE4ZjljMWRkNzM2&hl=en
COORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO
G E O G R A F I A: REFERENCIAIS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA PARAÍBA
Imagem Fotográfica: Érica Gomes da Costa Mariano, 2006
“O homem é a natureza adquirindo consciência de si própria*”
EQUIPE:Profº. Ms. Belarmino Mariano Neto (UEPB/CH)
Profº. Ms. Luís Gustavo de Lima Sales (UEPB/CH)
Profª. Ms. Ricélia Maria Marinho da Silva (UEPB/CH)
ISBN 978-8598357-33-1 (João Pessoa, Paraíba: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Agosto de 2006.)
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) foram elaborados a partir do ano 2000, para difundir os princípios da reforma curricular, bem como, orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Depois de três adequações, dentre eles, os Parâmetros Curriculares em Ação – PCN+, em 2002; as Orientações Curriculares do Ensino Médio, em dezembro de 2004 e; documentos curriculares sobre algumas áreas de conhecimento, 2005; o Governo Federal lança as Orientações Curriculares do Ensino Médio em 2006. O grande desafio dos Parâmetros Curriculares Nacionais é o de “preparar o jovem para participar de uma sociedade complexa como a atual, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida”, por isso que os organizadores dos PCNEM sugerem que as publicações não sejam um “manual ou uma cartilha a ser seguida”, mas um instrumento de apoio à reflexão do professor a ser utilizado em favor do aprendizado, esperando que cada docente aproveite as orientações como estímulo à revisão de práticas pedagógicas, em busca da melhoria do ensino. (Orientações Curriculares do Ensino Médio, 2006)
Leia o texto na integra: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzuVaa1bm0peZmVlMTFhMTEtNDBmOC00MDY4LThlMGEtZTE4ZjljMWRkNzM2&hl=en
Um comentário:
Postar um comentário