sábado, 14 de maio de 2011

Documento Final da I Jornada Pelo Desenvolvimento do Brejo e Região


Imagens: Feijão Guandú. Fotografia de Érica Gomes da Costa Mariano, Pilões/PB, 2009.

Que modelo de desenvolvimento queremos para os próximos anos? Em resposta a esta questão, 30 instituições idealizaram a I Jornada Paraibana pelo Desenvolvimento do Brejo e Região, realizada no dia 16 de fevereiro de 2011, na Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira. O propósito? Construir, a partir das contribuições de lideranças locais, caminhos para o crescimento social, econômico e cultural dos municípios, observando problemáticas, potencialidades e estrutura que cada local possui.


Impulsionados pelo sentimento de construção de nova realidade, 250 lideranças de 29 municípios participaram da jornada e, por meio de grupos temáticos, ajudaram a construir caminhos de desenvolvimento possíveis e necessários à região. Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Indústria, Comércio, Serviços e Segurança Pública pautaram as discussões iniciadas e apresentadas por quem vive o dia-a-dia destas cidades.

Os resultados dos eixos temáticos que compõem esse documento apontam na perspectiva de que o Desenvolvimento esperado, passa obrigatoriamente pela sustentabilidade econômica e ambiental, conceito ainda distante da realidade local e regional, Mas o que a jornada conseguiu sistematizar, está agrupado neste trabalho e distribuído em nove eixos temáticos com cenários de cada área e propostas destinadas a nortear ou apoiar a implementação de ações governamentais, parlamentares e empresariais. O trabalho não é conclusivo e se propõe a instigar e estimular a colaboração na construção de modelo de desenvolvimento baseado nas necessidades da população e na solução de lacunas e deficiências.

Confira documento final na integra:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzuVaa1bm0peOGE0YzZmZmQtOGI5NS00NTMxLTg5YmMtNTYxMTc4ZjhiODI0&hl=en

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...