domingo, 15 de maio de 2011

Novos Departamentos do CH/UEPB



UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Centro de Humanidades

Guarabira, 13 de maio de 2011.

Carta Aberta à Comunidade Acadêmica do CH/UEPB:



Conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Paraíba, do dia 13 de maio, às páginas 9 e 10, com decisão por ad referendum, a Magnífica Reitora Marlene Alves, atendeu a nossa demanda pela reestruturação dos departamentos do CH, Geo-História e Letras e Educação. A partir de agora, o CH tem cinco departamentos: Ciências Jurídicas; História, Letras, Educação e Geografia.

Essa importante decisão facilitará o funcionamento e o acompanhamento de cada departamento das atividades acadêmicas de ensino, inclusive, por áreas, monitorias, pesquisa e extensão, além das atividades administrativas; terá melhores condições de buscar meios técnicos e acadêmicos para a ampliação de demandas científicas em editais institucionais como o CNPq, Capes, PROPESQ, entre outros; será mais fácil corrigir as distorções das áreas de conhecimento, contribuir com as coordenações de cursos para acelerar os processos de atualização e reconhecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, além de incentivar o corpo docente à qualificação e à produção acadêmica dentro dos padrões de qualidade das IES.

Os departamentos terão melhores condições de dialogar com a coordenação de curso, de definir melhor as demandas de cada docente, de conduzir atividades de aprofundamento de suas questões especificas, de fortalecer, em reuniões, os debates acerca de suas temáticas científicas, saindo de reuniões, às mais das vezes, meramente burocráticas, enfadonhas e pouco produtivas. Esse desmembramento também é providencial, pois ampliará ainda mais o processo democrático do Centro, com o acréscimo do número de conselheiros do COC.

Aproveitamos esta carta aberta para agradecer publicamente a Magnífica Reitora, professora Marlene Alves, por atender integralmente a nossa demanda; agradecer, especialmente, aos Pró-reitores de Planejamento e Administração - Professor Rangel Jr. e Professora Célia Regina, pelo compromisso, empenho e exigências na condução desse processo; agradecer, também, à Procuradoria Geral da UEPB, na pessoa do prof. Ebenezer Pernambucano, pela direta assessoria no correto trâmite do processo, respeitando as normas regimentais e estatutárias da UEPB. Sem esses apoios, provavelmente ainda estaríamos deslizando em erros e vícios processuais.

Antecipadamente, agradecer aos conselheiros do CONSUNI, pois sabemos que os mesmo irão compreender a importância do pleito e atender a essa demanda; agradecer aos chefes dos antigos departamentos, professor Francisco Fábio e Iara Martins, pois não mediram esforços em levantar todos os dados e atender as exigências dos processos de separações departamentais. No mais, acreditamos que cabe a nós, professores e professoras, servidores técnicos e estudantes do CH a real prática para que esse Centro consiga fazer o melhor possível no crescimento e fortalecimento da UEPB.

Atenciosamente,

Belarmino Mariano Neto e Wanilda Lima Vidal de Lacerda (Direção do CH)

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...