domingo, 24 de fevereiro de 2013

Curso de Especialização - Polo Guarabira


Secretaria de Estado da Educação e Cultura

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES  
Polo Guarabira

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação – SEE/PB  em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba/UEPB realizam o Curso de Especialização: Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares,  pautando-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ambiente escolar que possam contribuir com a melhoria da qualidade do processo educacional dos estudantes da rede estadual de ensino, atendendo às normas estabelecidas pela  LDB 9394/96, em seu artigo ( Art. 67) , no que se refere à valorização dos profissionais da educação, por meio de aperfeiçoamento profissional continuado.

OBJETIVOS:
  • Capacitar em Curso de Especialização, docentes efetivos da rede estadual de ensino, das escolas urbanas, do campo, quilombolas e indígenas.
  • Refletir sobre a prática docente, na perspectiva de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem;
  • Rever as ações curriculares vivenciadas no cotidiano escolar, aprimorando práticas pedagógicas interdisciplinares;
  • Promover o intercâmbio entre os professores cursistas para troca de experiências sobre os problemas enfrentados pelos atores sociais do contexto escolar.
  • Orientar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica alternativa no processo didático pedagógico.
  • Inserir as práticas de Educação a Distância no processo de formação pedagógica do docente da Rede Estadual de Ensino.

MÓDULO I :  EDUCAÇÃO E IDENTIDADE

Componente: Identidade e Pluralidade Cultural

EMENTA: Particularidades e articulações entre educação e identidade. Processos históricos, social, educacional e cultural emergentes na redefinição da identidade do professor.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR MINISTRANTE:
 -  Sociologia,  -  Filosofia,  -  Pedagogia,  -  História, -  Letras

POLO GUARABIRA:

O Polo Guarabira funciona no Centro de Humanidades da UEPB, Campus III, na Rodovia PB-075, Km 1, Bairro de Areia Branca, Guarabira-PB. Contatos: (83)3271-4080 ou coordenador (83) 8737-3714

Matricularam-se 221 professores da Rede Estadual de Ensino e  foram formadas cinco (05) turmas com uma média de 45 estudantes cada. As salas estão equipadas com data-shows e quadros de vidros, contribuindo com as atividades pedagógicas do Curso.
Os primeiros professores do Modulo I são: Prof. PhD. Juvandi dos Santos; Prof. Dr. Carlos Adriano; Prof. Dr. Luciano Nascimento; Profa. Doutoranda Luana Farias e o Prof. Mestrando Wallene Oliveira. O Coordenador do Polo Guarabira é o prof. Dr. Belarmino Mariano.
As aulas tiveram inicio no dia 23 de fevereiro e acontecem todos os sábados das 07:30 as 10:00 e das 10:30 as 12:30 horas, com um calendário de atividades presenciais e do sistema EAD, durante um ano. Esse tempo representará 360 horas. Ao final cada estudante da especialização apresentará um trabalho monográfico para a conclusão do curso.
Todos os matriculados receberão em cada modulo um livro texto - base para as disciplinas, terão acompanhamento pelo sistema informacional do Ensino a Distância, terão acesso aos equipamentos como biblioteca, laboratórios e carteiras de estudantes.
A coordenadora Geral - Professora Eliane Moura, preocupada com o bom andamento do curso em seus diferentes polos, conseguiu junto com a Secretaria de Educação do governo estadual da Paraíba, montar uma equipe pedagógica que dará suporte em todos os polos. Em Guarabira contamos com o acompanhamento pedagógico da Professa Elza Araújo, além de outros professores. Temos também o acompanhamento direto de técnicos de apoio, tanto da UEPB, quanto da Secretaria de Educação, que farão rodízios para fortalecer essa parceria em todas as suas etapas. Essa já considerada a maior formação para professores em nível de pós-graduação oferecida pelo Governo do Estado da Paraíba de todos os tempo. Com um bom trabalho e com resultados exitosos, teremos tudo para na continuidade, fomentar talvez a ampliação e verticalização acadêmica por título, se conseguimos transformar esse projeto em piloto para um Mestrado Profissional para os professores da Rede Estadual de Ensino em parceria com a UEPB, pois a mesma já possuí o suporte técnico e humano para esse desafio histórico para o desenvolvimento da educação na Paraíba.

As primeiras imagens das turmas do Polo Guarabira  do dia 23 de fevereiro 2013 - caso queira ampliar, click nas fotografias.

Abertura do Curso : prof. João Diretor da II Região de Ensino e professores do I modulo


Professores chegando no Auditório da UEPB

 Prof. Mstr. Wallene Oliveira - Turma 05

Prof. PhD. Juvandi dos Santos -Turma 04

Prof. Dr. Luciano Nascimento - Turma 02


Prof. Drd. Carlos Adriano - Turma 01

Estudantes concentrados na primeira aula da turma 

 Profa. Drda. Luana Farias - Turma 03

Formandos Atentos para os primeiros temas 

Todos com sede de aprender em nível de especialistas 

 Todos os 09 módulos terão livro texto, como o primeiro.

 Os professores da Rede estadual ouviram o chamado e o curso comerçou


Reunião dos professores da UEPB, Polo Guarabira - I Modulo 

 Depois do intervalo, continuaram as aulas

Profa. Luana Farias fala sobre a importância dessa especialização
Crédito de Imagens: Prof. Belarmino Mariano Neto, 23/02/2013.

Um comentário:

Matemático disse...

Este curso vai nos proporcionar um olhar diferente para o nosso aluno e para o nosso convivio intelectual, pois o primeiro dia foi de grande proveito o professor Luciano Nascimento fez um belo discurso sobre a comunicação e processo a pluraridade cultura.
etou gostando muito peço a Deus forças para continuar.