segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalho de Campo Litoral Paraibano - Biografia e Estudos Integrados do Meio Ambiente

Turmas de Biogeografia e Estudos Integrados do Meio Ambiente, UEPB, Campus III, Nov. 2013.
AULA DE CAMPO INTERDISCIPLINAR
Responsáveis: Profa. Luciene Vieira de Arruda e Belarmino Mariano Neto
(Ao final do texto,  link de Álbuns fotográficos).

De acordo com a ementa das disciplinas Estudos Integrados do Meio Ambiente e Biogeografia, pretende-se complementar os conteúdos teóricos com aulas de campo por acreditar-se que teoria e prática sempre devem ocorrer de forma concomitante no processo de aprendizado do futuro profissional de Geografia.
Dessa forma, objetiva-se entender melhor o conteúdo programático dessas disciplinas tendo como exemplo uma pequena parcela do território brasileiro, mais especificamente o litoral paraibano, incluindo praias e áreas urbanas, a partir de uma aula de campo, onde será possível:

- Conhecer os componentes geoambientais (geologia, geomorfologia, clima, solos e biodiversidade) para identificar e avaliar as potencialidades e vulnerabilidades do litoral paraibano, com a aplicação da ficha de caracterização geoambiental e biogeográfica;
- Caracterizar o percurso no que diz respeito aos processos morfodinâmicos, as formações superficiais, processos pedogenéticos, uso e ocupação do solo, para se fazer uma análise integrada desses ambientes;
- Conhecer e avaliar as unidades de conservação do percurso no que diz respeito à localização, tipo de ecossistema, esfera governamental responsável, situação ambiental e outros;
- Entender a organização do litoral paraibano, seu uso e ocupação, levando em consideração as características econômicas, sociais e ambientais, o meio urbano, as diversas modalidades de turismo, a modernização, a especulação imobiliária e seus impactos sobre o meio ambiente;
- Fazer uma análise a partir da diferenciação da organização espacial da cidade de João Pessoa fazendo-se uma comparação entre as “ilhas” de modernidade (os bairros modernos, condomínios residenciais) e a arquitetura centenária da capital paraibana (o centro histórico e os bairros mais antigos), considerando os impactos ambientais e áreas degradadas da capital paraibana;
- Propor medidas que venham contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos naturais do percurso;
- Compreender a influência dos elementos religiosos no processo de produção do espaço do litoral paraibano, bem como desmistificar os imaginários acerca da produção do espaço nessa região. 

As turmas na praia de Tambaba, nov, 2013.


Resultados:
Trabalho de Campo Organizado pelos professores Luciene Arruda e Belarmino Mariano, com as turmas de Biogeografia e Estudos Integrados do Meio Ambiente. Da UEPB Campus III. Foi realizada em três dias (29, 30 de nov. e 1 de dez.). O trabalho contou com a participação de 40 estudantes do Curso de Geografia e percorremos mais de 90% do Litoral Paraibano e trechos do Agreste. Saímos de Guarabira, na direção de Mataraca (Limite com o Rio Grande do Norte), até a Barra de Camaratuba e chegamos até o município do Conde, até a APA de Tambaba. As pesquisas incluíram estudos de climatologia, geomorfologia, pedologia, biogeografia, fitogeografia, geografia, agrária, urbana e do turismo.

Turmas no Centro Histórico de João Pessoa, dez, 2013.


Queremos aproveitar para agradecer as Pró-reitorias de Graduação, Estudantil e de Administração, pela aprovação do nosso projeto de trabalho de Campo e apoio na liberação do transporte para esta viagem. Queremos agradecer ao Frei Geral e ao Cristiano, responsáveis pelo santuário da Guia, pela liberação da casa do Romeiro e pelo apoio em nos acolher e nos dar dormida. 
Queremos agradecer ao Instituto dos Cegos, em João Pessoa, que através de José Antônio (diretor), nos acolheu, com dormida e com espaço para o preparo de nossos alimentos. Estas instituições foram fundamentais em nossa viagem de campo. Agradecer aos servidores da coordenação de Geografia, em nome de Tânia Cavalcanti, bem como, as profas. Ana Glória e Cleoma pela organização das declarações para a nossa viagem. Registrar a profunda atenção e profissionalismo do Motorista André, d Águia Turismo, pois foi muito mais, sempre atento a todos os detalhes do percurso e ao total cuidado a todos os participantes. 
Registrar que as duas turmas de Biogeografia e as duas Turmas de Estudos Integrados do Meio Ambiente, foram corajosas, destemidas e extremamente atenciosas com todos os temas abordados.
(Imagens do prof. Belarmino Mariano, Gilson Barbosa e Klemylson).
Segue Álbuns com os três dias de campo.





Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu trabalho em ums restaurantes em alphaville e no outro dia veio para comer uma pessoa que faz expedições. Ele contou-me tudo, deve ser muito emocionante, uma experiência incrível.