sexta-feira, 10 de julho de 2015

"ARTISTA QUE NÃO REAGE RASTEJA!"

Fotografia de Levy Galdino - Fonte: https://www.facebook.com/levy.galdino?fref=photo 

Por Belarmino Mariano Neto

“ARTISTA QUE NÃO REAGE RASTEJA!” Com esta frase de fundo o Movimento organizado pelos artistas de Guarabira, através de sua Associação de Arte e Cultura de Guarabira, fizeram um protesto hoje (10/07/2015) no Centro de Guarabira, ao lado da Casa de Cultura, recentemente ocupada pela Prefeitura de Guaraba, via mandato judicial impetrado pelo prefeito constitucional. Esse ato desagradou profundamente os artistas, que já vinham fazendo duras críticas ao atual prefeito que em campanha havia prometido investir na Cultura e nos artistas locais, com um Fundo Municipal de Cultura e até o momento nada fez nessa área.
Os artistas de Guarabira se manifestaram através da musica, com muito rock, musica popular brasileira e apresentações de artista locais. A poesia, o cordel e o repente fizeram parte do rool de apresentações. Um sentimento de revolta e insatisfação tomou conta tantos dos artistas experientes, quanto dos novos talentos que despontam na cultura de Guarabira. Ficou muito claro que o fechamento da casa de cultura que era um ponto de encontro dos produtores culturais da cidade, foi no mínimo impensado pelo gestor municipal, pois ele havia obtido o apoio da grande maioria para se eleger e nesse momento deu as costas totalmente aos ativistas culturais de Guarabira.
Silvania Rodrigues informou no momento que o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, havia estado em Guarabira na ultima segunda-feira e já estava ciente de toda a situação, também já havia protocolado um encaminhamento para o prefeito estabelecendo o fim da parceria que havia entre a prefeitura e o governo do estado, para a partir daí entregar o espaço para o povo que produz cultura em nossa cidade.
Entre as apresentações culturais, vários artistas e apoiadores do movimente fizerem falas críticas ao ato do governo municipal e cobraram das autoridades o cumprimento de uma pauta de investimentos em cultura local, pois até o momento, os artistas de Guarabira, estão se sentindo completamente desprestigiados perante o gestor do município, que simplesmente ignora a existência de grande numero de artistas, talentos locais, sem espaço e sem apoio de qualidade alguma.
O poeta Artur Silva dedicou um lindo poema aos artistas e agitadores culturais de Guarabira, intitulado solidariedade:


SOLIDARIEDADE (POETA ARTUR SILVA).

“TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
NO REINO DA FANTASIA
EM BUSCA DE LIBERDADE
ENCONTREI UM CERTO DIA
COM MINHA FELICIDADE
ERA UM FINAL DE TARDE
QUANDO FOI NO OUTRO DIA
PELAS RUAS DA CIDADE
EU E MINHA POESIA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
MESA FARTA E ALEGRIA
DIREITO DO CIDADÃO
TODO HORA, TODO DIA
SAÚDE, TRABALHO E PÃO
É PRECISO EDUCAÇÃO
PRA SAIR DESSA AGONIA
MINHA GARGANTA ESTÁ SECA
A BARRIGA ESTÁ VAZIA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
SEM ESPAÇO PRA CULTURA
SEM FUTURO, SEM QUIMERA
VOU LEVANDO MINHA VIDA
ALIMENTANDO UMA FERA
MINHA FOME NÃO ESPERA
MINHA SEDE NÃO DEMORA
PARA AMAR E SER AMADO
TODA HORA É TODA HORA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE”.

Na próxima Sexta-Feira, o movimento volta a se reunir no Projeto Café com Poeira para mais um protesto, pois enquanto a Casa de Cultura dos artistas de Guarabira não for entregue ao movimento cultural, haverá reação dos produtores de cultura, pois como afirmou artista Leledo Cidadão, os artista tem vergonha na cara e não vão se curvar para um prefeito que não consegue enxergar a importância cultural para o seu povo. 

Com fotografias de Levy Galdino, convidamos todos para compartilhar, curtir e reivindicar em defesa dos artistas guarabirense, pois sem cultura um povo não vale nada!





3 comentários:

Pedrofransilva disse...

O povo, a população, as cidadãs e os cidadãos, aos poucos começam a sentir, compreender e fazer valor o PODER que lhe é natural. Já passou o tempo dos currais,. Hoje a internet desafia qualquer mentira a durar para sempre; bem como transformar qualquer mentira em verdade. Mas somo nós quem ESCOLHEMOS os que nos REPRESENTAM. Já chegou a HORA do DESPERTAR e mostrar que o povo não é besta! ... Lá vem chegando...CONSCIÊNCIA LIVRE E ABERTA. A decisão é nossa. O PODER de DECISÃO é NOSSO... NOSSO É O VOTO!

Belarmino Mariano disse...

Valeu Francisco Pedro, artistas como você são merecedores de um espaço digno para a produção e divulgação dos seus trabalhos - Avante companheiro.

Unknown disse...

Não sou uma artista, porém na arte de viver sou um ser em constante movimento, desafios e decepções faz parte.Em meio a tantos conflitos sejam eles pessoais ou coletivo no campo politico mais ainda o brasileiro se confronta quase que habitualmente, infelismente vivemos em sociedade ainda que quase engatinhando não descobriram em si o grande poder que tem em articular planos onde um todo pode ser conivente com o outro. de certa forma a meu ver AACG sai fortalecida deste campo basta que os proprios envolvidos no assunto não esmoreça e va a luta afinal a casa é do artista. O cordel é tambem uma arte e cultura de um povo só não pode se deixar levar pelos inflames de alguém que pelo poder e estatus são capazes de se vender para conseguir seus intentos. O que me fortalece é saber que tudo tem seu tempo e os que maquinam o mal contra o seu proximo coitados são dignos de pena pois sua queda é tão visivel quanto sua subida.Edna Maria Azevedo Soares 02/08/2015 ednamariaazevedo@hotmail.com

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...