domingo, 30 de agosto de 2015

Sítio Utopia: Um dia de campo



Por: Belarmino Mariano Neto


Neste sábado, 29 de agosto, realizamos uma visita ao Sitio Utopia e ao lado de amigos como Joaquim (Emater), Ricardo (Emater), Zé Costa (UEPB/Catolé), além de outros visitantes. Fizemos um caminhada de campo para traçar estratégias de manejo agroecológico e formação para pequenas produções camponesas na região. Registramos que o Sitio Utopia localiza-se na Comunidade Bacupari, situada na zona rural de Alagoa Nova.
É consenso mundial que a busca pela sustentabilidade na agricultura passa necessariamente pela adoção de técnicas que permitam uma produção sem danos ambientais e à saúde pública. A agricultura ecológica é uma das alternativas de produção limpa que muitos empreendedores rurais vêm progressivamente empregando em suas práticas cotidianas.
Entre os anos de 2003 a 2006, o professor Belarmino fez sua pesquisa de doutoramento sobre os territórios de enfoques agroecológicos, em que o Sítio Utopia foi considerado a pedra de toque para o estudo. Na ocasião o autor fez um apanhado geral  com o Senhor Paulo Luna Freira, o principal protagonistas da agricultura agroecológica em Alagoa Nova/Pb, quem sabe o maior produtor de agroecossistemas da Paraíba, que em sua unidade familiar produz uma variedade superior a sessenta itens cultivados completamente sem agrotóxicos e com técnicas alternativas de manejo de agroecossistemas.
Sua produção é reconhecida pelo selo solidário de consumidores permanentes, com sua produção quase que totalmente destinada para consumidores do Restaurante Oca, em João Pessoa, onde todas as terças feiras, também vende para clientes cadastrados e antenados com a agroecologia. 

Aos interessados, segue uma lista de imagens fotográficas:

   
 
Fotos de Belarmino Mariano Neto, Sitio Utopia, 29;agosto/2015.

Para maiores informações sobre o Sítio Utopia - 

veja álbum de fotos na integra:

Outros links:

Tese sobre agroecologia:

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...