quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A grande lua da primavera será com um eclipse total

Fonte: minilua.com

Por: BELARMINO MARIANO NETO

O cantor e compositor Beto Guedes, compôs uma das mais belas músicas populares brasileiras, "Sol de Primavera". Com esta canção Beto traça um conjunto de utopias sobre o amor de primavera, sobre as boas novas e as perdas pelos caminhos da vida e das lutas pelo que sonhamos.

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Beto Guedes fala do dia, do sol de primavera. Nesse artigo queremos falar do Equinócio, pois esse é um dos momentos mais importantes para a primavera no Hemisfério Sul e para o outono no Hemisfério Norte. Com essa bela imagem de arco-íris da pagina facebockiana "belezas de Guarabira"

Fonte:https://www.facebook.com/belezasdeguarabirapb?fref=ts - Amália Ribeiro.


Muitas pessoas ficaram impressionadas com a lua do final agosto de 2015, chuvas finas aconteceram em várias cidades paraibanas e ao final da tarde um arco-íris enfeitou Guarabira. A Lua caprichosa se fez cheia de graças para os amantes e para os lunáticos.  O internauta Humberto Martins, postou em seu face bock uma belíssima fotografia da Lua cheia no exato anglo da ponta do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas, em João Pessoa/PB.


Fonte: https://www.facebook.com/antoniohumberto.martins.5?pnref=story

Agora vemos que o Equinócio significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador. O termo tem origem na junção dos termos latinosaequus (igual) e nox (noite). Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm igual duração(exatamente 12 horas). (http://www.significados.com.br/equinocio/).
Vale destacar que essa ideia de equilíbrio entre noites e dias, se dão pela direta aproximação da Terra em relação ao Sol. No hemisfério sul (onde está incluído o Brasil), o equinócio que ocorre em março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em setembro inicia o outono e em março, a primavera.
Fonte: imagem adaptada das redes sociais.
Como viemos no Estado da Paraíba, na linha latitudinal média de seis graus Sul da linha imaginária do Equador, então, temos condições geográficas privilegiadas para acompanhamos de perto as transformações cíclicas do planeta em relação ao sistema solar e o movimento de translação terrestre. 
Por isso vemos luas exuberantes, pôr-do-sol quase ao alcance de nossas mãos e quando chove ao final da tarde, temos espetaculares arco-íris marcando a presença de gotículas de água suspensas na atmosfera.
Em 2015, tivemos essa bela Lua de final de agosto e teremos a grande lua de final de setembro, então preparem-se para assistir esse grande espetáculo da natureza.
Associação Paraibana de Astronomia com Caio Vinícius da Silva e outras 9 pessoas

Eclipse Lunar 
De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia, teremos, na noite entre o dia 27 e 28 de setembro, o céu nos apresentará um espetáculo belíssimo: O ECLIPSE TOTAL DA SUPERLUA
"Isso ocorre quando um eclipse total coincide com a Lua em seu perigeu, que é o momento em que ela está mais próxima da Terra. Com isso, além dela parecer cerca de 14% maior no céu, ela irá aos poucos se esconder atrás da sombra da Terra. O reflexo da luz solar na atmosfera da Terra irá fazer com que a Lua, no momento em que estiver totalmente encoberta pela sombra da Terra, assuma uma coloração avermelhada. Esse fenômeno é também conhecido como "Lua de Sangue", e nesse caso, por que não, "Superlua de Sangue"!
E o melhor de tudo é que esse espetáculo será totalmente visível de todo o Brasil (se as condições do tempo permitirem). E mais do que isso, é um espetáculo gratuito e acessível a todos. Qualquer um poderá ver e fotografar o eclipse da superlua. E na Paraíba, a Associação Paraibana de Astronomia está promovendo, juntamente com instituições parceiras, observações públicas com telescópios em todo o Estado (http://www.facebook.com/apastronomia)
Voltamos ao Beto Guedes para completarmos essa canção, de sonhos, primaveras ensolaradas para podermos imaginar noites acesas pelos fractais e coloridos caleidoscópios do amor. Que novas e iluminadas utopias floresçam entre nós.
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender (http://letras.mus.br/beto-guedes/44548/).

Fonte:
http://www.significados.com.br/equinocio/
https://www.youtube.com/watch?v=QUlALHDHTPM
http://letras.mus.br/beto-guedes/44548/
https://www.facebook.com/belezasdeguarabirapb?fref=ts
https://www.facebook.com/antoniohumberto.martins.5?pnref=story
minilua.com
http://www.facebook.com/apastronomia

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...