sábado, 10 de abril de 2010

Seminário Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil

Seminário Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil
Sex, 09 de Abril de 2010 11:17


O evento que busca reunir e analisar estudos e pesquisas de quatro estados brasileiros sobre a organização de agricultores familiares e suas alternativas sustentáveis. O encontro acontecerá no auditório do Hotel Village, em Campina Grande.


São parceiras da UEPB, na realização do evento, as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rio Grande do Sul (UFRGS). O seminário tem origem na pesquisa ‘Sementes e Brotos da Transição’: Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil, desenvolvida com agricultores do Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN), tendo em vista a construção de alternativas viáveis para o desenvolvimento dos produtores rurais.


Ao longo de dois anos, a pesquisa vem efetuando estudos de casos e análises comparativas sobre o mundo rural entre sete grupos distintos, que avaliam temáticas acerca do turismo rural, agroindústria familiar, bioenergia, gestão das águas, comercialização e acesso a mercados, feiras locais, agroecologia, merenda escolar, entre outros.

Como coordenadora do evento, figura a professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UEPB, Nerize Laurentino Ramos. Já o diretor do Campus III da UEPB, em Guarabira, professor Belarmino Mariano Neto, integrará uma mesa redonda como debatedor, no Grupo Turismo Rural.


Estudantes, professores e pesquisadores que não façam parte das pesquisas originárias do projeto “Sementes e Brotos da Transição” poderão participar do Seminário como ouvintes.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-1687, pelo e-mail seminarioipode@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
ou no portal http://www6.ufrgs.br/pgdr/ipode .

Giuliana Rodrigues

sábado, 27 de março de 2010

V Semana de Humanidades prorroga inscrições

Em Reunião realizada no dia 25 de março, a comissão da V semana de humanidades descidiu PRORROGAR o prazo para inscrição de trabalhos, até o dia 09 de abril de 2010, interessados entrar no site

http://www.dafrainformatica.com/humanidades/index.php

As demais datas estão mantidas...

Alguns procedimentos básicos:

1. pagar inscrição: Banco: Banco Real
Em nome de: Waldeci Ferreira Chagas
Agência: 1186 Nº da conta poupança: 19177865-1

2. Preencher a ficha de inscrição no site do evento e mandar recido pago escaneado para o email vhumanidadesch@yahoo.com.br. escolher minicurso. Lembrar de preencher as 3 opções de minicurso...Cada inscrição dará direito a um minicurso por ordem de inscritos....

3. Encaminhar artico para o email do coordenador do GT, caso não consiga envie para o email do evento: vhumanidadesch@yahoo.com.br

Atenciosamente,

segunda-feira, 15 de março de 2010

Agricultura Familiar

Agricultores do litoral sul da Paraíba são
beneficiados com compra direta

15h54 12/03/2010

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade "Compra Direta Local" da Agricultura Familiar, foi lançado pelo prefeito Ricardo Coutinho na manhã desta sexta-feira (12). O programa, que faz parte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), irá beneficiar municípios do litoral sul da Paraíba como Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbú. Serão compradas 80 toneladas de produtos agrícolas por mês, beneficiando 239 famílias de agricultores, que terão toda a sua produção comprada pela prefeitura da Capital.

De acordo com Ricardo Coutinho, a integração e parceria com esses municípios irão beneficiar tanto os pequenos produtores dessas regiões, como cerca de 80 mil pessoas em João Pessoa, distribuídas nas entidades cadastradas, que irão receber esses produtos através do Banco de Alimentos. "Estamos lançando esse programa tão importante para os agricultores em uma cidade que tem se preocupado com o desenvolvimento da agricultura familiar, que compreende a necessidade dessa parceria e que é referência nesse processo", frisou. O lançamento do PAA ocorreu na cidade de Alhandra.

Geração de renda - O programa irá injetar na economia desses municípios mais de R$ 2 milhões em três anos, comprando diretamente ao produtor. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e conta ainda com o apoio logístico das prefeituras dos municípios produtores dos alimentos. "É necessário que logo esse programa seja ampliado, para incluir mais agricultores. Precisamos estimular a agricultura familiar que é responsável por 80% do que é produzido aqui e eliminar a dependência de outros estados, pois cerca de 80% do que a Paraíba consome hoje vem de Pernambuco, Bahia, entre outros" destacou o prefeito.

Ricardo falou ainda da intenção de se estabelecer novas parcerias com os municípios na alfabetização de jovens e adultos, e destacou os investimentos feitos pela prefeitura municipal na área da agricultura familiar, a exemplo do Cinturão Verde, que beneficia centenas de agricultores locais; a construção do centro de comercialização da agricultura familiar e as feiras orgânicas realizadas na capital.

Para o produtor rural Luiz Carlos, a iniciativa irá contribuir para que sua propriedade produza mais e melhor. "Estou feliz em ver que existem gestores públicos que se preocupam desde a saúde, educação, até a agricultura", comemorou.

Compra Certa – Nesse programa, além de terem destino certo para sua produção, os agricultores receberão assistência técnica para produzir mais e com mais qualidade. O acesso à financiamentos nas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é considerado mais um benefício do programa do governo Lula, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, que terá um enorme impacto para os agricultores das cidades contempladas e para as populações em situação de vulnerabilidade social da Capital.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=13324

domingo, 14 de março de 2010

NOTA DE FALECIMENTO

UEPB/CENTRO DE HUMANIDADES
GUARABIRA - PB

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que anunciamos o falecimento do professor José Barbosa da Silva no dia 13 de março de 2010, por volta das 18:00H. Seu corpo será velado e o sepultamento será no dia 14 de março de 2010, em Guarabira. Para a UEPB, em especial para o Centro de Humanidades “Osmar de Aquino”, o professor José Barbosa da Silva foi um forte lutador para a consolidação do Ensino Superior em Guarabira e circunvizinhanças. Ele lecionou cadeiras como Filosofia, Sociologia e Economia em turmas dos cursos de Letras, História, Geografia e Direito. Como diretor do Centro de Humanidades (1983/91), o professor José Barbosa da Silva foi um forte ele também articulou para que a antiga FAFIG passasse pela estadualização e se tornasse UEPB. Depois também lutou pelo reconhecimento dos cursos de licenciaturas curtas de Estudos Sociais para que se tornassem graduações como as Licenciaturas Plenas em Geografia, História e Letras. Outra Luta foi pela abertura do Curso de Direito no CH. Estas são as marcas do professor José Barbosa da Silva para que a UEPB em Guarabira, se tornasse o mais importante Centro de Ensino Superior dessa Microrregião.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Centro de Referência em Direitos Humanos na UEPB

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Campus de Guarabira abre seleção para projeto do Centro de Referência em Direitos Humanos
Qua, 03 de Março de 2010 15:18


O Centro de Humanidades do campus III da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em Guarabira, acaba de lançar um Processo Seletivo Simplificado para Formação do Quadro de Estudantes Bolsistas/Estagiários para o Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba (CRDHA-PB). Tal projeto é resultado de um convênio da Universidade com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, órgão da Presidência da República.

São oito vagas, oferecidas para três cursos de graduação do CH, assim distribuídas: Direito, cinco vagas; História, 2 vagas; Pedagogia, uma vaga. O critério para escolha dos candidatos que preencherão as vagas consistirá na análise do Curriculum Vitae e de entrevista com os mesmos, que será realizada no dia 11/03/2010 em local e hora a ser divulgado no dia 09/03/2010. O resultado da seleção será publicado no dia 12 de março de 2010.

As inscrições serão realizadas até esta sexta-feira (05), das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria do Centro de Humanidades, situada no Bairro Areia Branca, 75, em Guarabira, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e da entrega dos seguintes documentos: Cópia da Carteira de Identidade e do CPF; Curriculum Vitae; Declaração de matrícula a partir do 3º período matriculado e comprovante de residência.

O estágio será realizado junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba, observando a necessidade do setor onde se realizará os serviços. O prazo do estágio será de 12 meses. A jornada de trabalho relativa às funções de bolsista/estagiário é de 20 horas semanais, em horários a serem estabelecidos pela Coordenação Técnica do CRDHA-PB, compatíveis com as atividades discentes. O estágio será remunerado com uma bolsa mensal no valor de R$ 450, além de férias proporcionais e seguro contra acidentes pessoais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (83) 3271-4080.


Confira mais detalhes no Edital e no Projeto e baixe a ficha de inscrição.

http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=609:campus-de-guarabira-abre-selecao-para-projeto-do-centro-de-referencia-em-direitos-humanos-&catid=177:noticias&Itemid=410

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SEMINÁRIO TEMÁTICO - PROGRAMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE GEORAFIA E HISTÓRIA

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS TEMÁTICOS - Energia, Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Professor(a): Belarmino Mariano belogeo@yahoo.com.br

http://observatoriodoagreste.blogspt.com

PLANO DE CURSO

1. Ementa

A evolução do pensamento ambiental. As grandes questões ambientais. A energia e suas implicações ambientais. A relação entre meio ambiente e tecnologia. A sociedade, as questões ambientais e o movimento ambientalista. Aspectos técnicos e ambientais selecionados. Estratégias para o desenvolvimento de alternativas energéticas renováveis; preocupações ambientais em relação à emissão de poluentes no meio ambiente e políticas ambientais preservacionistas.

2. Objetivo

Estudar aspectos da evolução dos problemas ambientais contemporâneos, associados à utilização intensiva dos recursos naturais (com ênfase nos energéticos), ao uso de tecnologias inadequadas e aos problemas sócio-econômicos.

3. Conteúdo Programático

I Unidade Temática

A Evolução do Pensamento Ambiental: A Ecologia: conceitos básicos; As Origens do Ambientalismo; O desenvolvimento Sustentado.

As Grandes Questões Ambientais: Os Limites Físicos; A Questão Tecnológica; A poluição do Ar, das Águas e de Áreas Urbanas; O Efeito Estufa; A destruição da Camada de Ozônio; Chuvas Ácidas; Radiações.

II Unidade Temática

A Energia e Suas Implicações Ambientais: O Balanço Energético Mundial e Brasileiro; Impactos Ambientais da Produção e uso de Energias não Renováveis; Petróleo; Gás Natural; Carvão; Nuclear; Problemas para a Produção e uso de Energias Renováveis; Hídrica; Biomassa; Solar.

A Relação entre meio-ambiente e Tecnologia.

Aspectos Técnicos e Ambientais: A Avaliação de Impactos Ambientais; A Legislação Ambiental Brasileira.

4. Metodologia

- 4.1. Estratégias de Ensino: aula expositiva; seminários; trabalhos em grupos e individuais e atividades de pesquisa.

- 4.2. Recursos Técnico-Pedagógicos: material impresso e datashow

4.3. Avaliação: oral e escrita

5. Referências

ANDRADE, Manoel Correia de. A Agro-Industria canavieira e a organização do espaço. Natal/RN: UFRN, 1990.

ANTUNES, Celso. Uma Aldeia em Perigo - os grandes problemas geográficos do século 20. São Paulo: Voses, 1985.

BARROS, Sônia e outros. A Construção do Espaço. São Paulo: Livraria Nobel S.A., 1990.

GOLDEMBERG, José. Energia Nuclear: Vale a pena? São Paulo: Scipione, 1998.

JANNUZZI, Gilberto de Martino. Políticas Públicas para Eficiência Energética e Energia Renovável no novo contexto de mercado. São Paulo: FAPESP/Editores Associados, 2000.

MAGOSSI, Luiz Roberto; BONACELA Paulo Henrique. Poluição das águas. São Paulo: Moderna, 1991.

MARIANO NETO, Belarmino. Ecologia e Imaginário. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2001.

MARIANO NETO, Belarmino; ARRUDA, Luciene Vieira de. (Orgs.) Geografia e Território - Planejamento urbano, rural e ambiental. João Pessoa, Editora Idéia, 2010.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico. São Paulo: Ed. Ática, 1998.

TARIFA, José Roberto; AZEVEDO, Tarik Rezende. Os Climas de São Paulo. São Paulo: Geousp, 2001.

REIS, Lineu Bélico dos. Geração de Energia. São Paulo: Manole, 2003.

REIS, Lineu Bélico dos.; FADIGAS, Eliane A. A.; CARVALHO, Cláudio E. Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Manole, 2005.

REIS, Lineu Bélico dos.; SILVEIRA, Semida. Energia Elétrica para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Manole, 2000.

SCARLATO Francisco Capuano.; PONTIN, Joel A. Energia para o século XXI. São Paulo: Ática, 2003.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

VICENTINO, Cláudio; SCALZARETTO, Reinaldo. Cenário mundial - a nova ordem internacional. São Paulo: Scipione, 1992.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

V Semana de Humanidades

http://www.dafrainformatica.com/humanidades/

Este é o sait para a V Semana de Humanidades.

Apresentação

A partir dos anos 60 as questões sociais e culturais do século XX se tornaram mais evidentes na sociedade brasileira, uma vez que novos sujeitos passaram a exigir direitos até então desconsiderados e assumiram as suas identidades, quebrando assim os padrões estabelecidos e desta feita passaram a construir novas ordens. Desde então, o modelo de educação e formação dos cidadãos vem passando por mudanças na tentativa de compreender, mas, sobretudo, atender às demandas colocadas pelos novos atores sociais, a exemplo das mulheres, camponeses, homossexuais, negros e indígenas. Essa realidade foi marcada pela luta e mobilização dos movimentos sociais organizados e resultou em avanços sociais e políticos, quando foram criadas leis que garantem a tais sujeitos o acesso aos direitos sociais, tendo como exemplo a educação, mas também a participação nas instâncias de elaboração e decisões das políticas públicas. Isso aponta para a escrita de novas histórias, produção de novos arranjos lingüísticos, constituição de novos desenhos territoriais e o exercício de outras práticas educativas. No entanto, nem sempre a cidadania é vivenciada plenamente, visto que o respeito à diversidade cultural que caracteriza a sociedade brasileira, ainda não é uma realidade. Logo, refletir acerca das novas ordens nos possibilitará transformar as nossas condutas e posturas e assim colaborar e efetivar, na prática, com o projeto de construção de uma sociedade pluricultural, onde as diferenças não sejam empecilhos, mas a razão para o desenvolvimento social. Por outro lado, o desafio das universidades brasileiras é permitir que a sociedade tenha acesso aos projetos de modernização, as novas tecnologias, e dialoguem com a cultura urbana, a cultura rural, compreenda o cotidiano dos povos e respeite a sua diversidade cultural. Desta feita, as instituições de ensino superior poderão contribuir com a dinâmica de transformação da sociedade e respeito à diversidade cultural. Visando com tal discussão, o Centro de Humanidades, da Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Guarabira realiza a V Semana de Humanidades, com o tema: INTERFACE DOS SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL. Para tanto, convidamos estudantes, professores (as), pesquisadores (as) das diferentes áreas das ciências humanas e a sociedade em geral, a refletirem sobre essa temática, e de modo efetivo se fazer presente aos espaços de discussão e debate, como palestras, mesas redondas, minicursos e grupos de trabalhos.

Grupos de Trabalho



GT-O1 - HISTÓRIAS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA: PROBLEMATIZAÇÕES, VIVÊNCIAS E PROPOSTAS

Coordenador(a)(es)(as):
Profa. Dra. Mariângela de Vasconcelos Nunes (DGH-CH/UEPB)

Profa. Dra. Marisa Tayra Teruya (DGH-CH/UEPB)
mtayra@gmail.com

Educadores, de um modo geral, participam do consenso que existem dicotomias entre a universidade e a escola, entre a teoria e a prática, entre as propostas oficiais e as práticas docentes. Neste sentido, este GT propõe criar um espaço de aproximação e diálogo a partir de relatos de experiências de docentes, alunos e ex-alunos dos cursos de licenciatura, que possibilite a partilha dos problemas da escola e da sala de aula bem como a divulgação de práticas alternativas de ensino que se mostrem viáveis.




GT-02 - CURRÍCULO, ENSINO, IDENTIDADE E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDIGENA

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB/CH/NEABI)
africabantos@hotmail.com

Prof. Dr. Luis Tomás Domingos (UEPB/CH/NEABI)
Profª. Doutoranda Ivonildes da Silva Fonseca (UEPB/CH/NEABI)

Por ser um espaço culturalmente diverso, a escola é um campo de possibilidades, entre as quais se destaca a construção da identidade étnicorracial. Nesse sentido esse GT se propõe a receber trabalhos resultados de pesquisas concluídas e em andamento que discutam a cultura afrobrasileira e indígena, a relação com o currículo escolar, a educação étnicorracial; além das representações nas diversas linguagens, os aspectos metodológicos e as abordagens com que os conteúdos de história e cultura afrobrasileira e indígena são tratados no cotidiano da sala de aula e nos livros didáticos das diferentes áreas do conhecimento.




GT-03 - DESVENDANDO CIDADES, (DES) CONSTRUINDO HISTÓRIA: AS CIDADES NAS FONTES DE PESQUISA

Coordenador(a)(es)(as):
Prof.ª Ms. Paula Rejane Fernandes (DGH /CH/UEPB)
paulafdes@yahoo.com.br

Prof.ª Ms. Silvia Tavares da Silva - (FIP)

O historiador interessado em investigar a cidade pode escolher para sua pesquisa diversas fontes a exemplo da literatura, dos Códigos de Posturas, do cinema, da arquitetura, dos periódicos, sejam eles revistas ou jornais, das memórias e relatos orais. Tais fontes são produzidas a partir de um lugar que permite algumas leituras sobre a cidade e interdita outras. Por isso, ao nos apropriarmos dessas fontes, devemos investigar esses lugares interessados que delimitam a cidade a qual imaginam e projetam em suas linhas, imagens traçados e vozes dissonantes. Sendo assim, reservamos esse espaço para discutirmos as diversas cidades traçadas e negadas que podem ser lidas e analisadas nas fontes de pesquisa.




GT-04 - AULA 2.0: INTERFACES ENTRE AUDIOVISUAL, CONTEÚDO WEB, TELEVISÃO E ARTE SEQUENCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Coordenador(a)(es)(as):
Profº Ms. Carlos Adriano Ferreira Lima (DGH /CH/UEPB)
carlosadriano_@hotmail.com

Do ponto de vista tecnológico, em especial da internet, vivemos a Web 2.0 que seria a redefinição de um espaço cibernético pela mudança nas interações com a tecnologia e por conseqüência da sociedade. Pensando nesse conceito, e, o ressignificando para o ambiente escolar, nossa proposta de Aula 2.0 é pensar o ambiente escolar integrado com as tecnologias, em especial, audiovisuais. Temos como principais fontes os filmes, vídeos on-demand, seriados televisivos e revistas em quadrinhos esta última também pensada além do suporte impresso em sua modalidade digital. Esse Grupo Temático, dessa forma, encontra-se integrado ao que consideramos essencial na construção do saber histórico de uma sociedade midiática, afinal, o verbo assistir tão comum em nossa sociedade não encontra sua contrapartida que seria, em nossa leitura conhecer/reconhecer as especificidades de tais suportes cujo discurso passam por outras camadas do chamado texto literário.




GT-05 - ENSINO, MEMÓRIA E BENS CULTURAIS

Coordenador(a)(es)(as):
Prof.ª Ms Carla Maria Dantas Oliveira (DGH/CH/UEPB)
carlamdoliveira@yahoo.com.br

Prof.º Ms. José Élson Carvalho Lira (DGH/CH/UEPB)

Este Grupo de Trabalho tem como objetivo maior discutir as possibilidades de interação entre o ensino de História e as novas abordagens culturais na construção do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro. Analisando o cotidiano e suas manifestações culturais enquanto práticas de representação que articulam o papel do indivíduo na sociedade e na sua construção identitária.




GT-06 - GÊNERO, DIVERSIDADE E CONHECIMENTO

Coordenador(a)(es)(as):
Prof.ª Dra. Alômia Abrantes (DGH/CH/UEPB)
prof.alomia@terra.com.br

Prof.ª Ms. Andreza Oliveira (DGH/CH/UEPB)

No âmbito das ciências e das artes vem crescendo significativamente os espaços de discussão e produção de saberes sobre Gênero e Diversidade_ etnicorracial, sexual, corporal. Entretanto, muito ainda se tem a percorrer quanto à inserção destas temáticas e suas problematizações nos diferentes níveis de ensino. Este Grupo pretende reunir propostas de pesquisa e abordagens de ensino e extensão que versem sobre essas questões e/ou que pensem estratégias para sua inclusão mais efetiva nas experiências educacionais das diferentes áreas de conhecimento.




GT-07 - GEOGRAFIA, TERRITÓRIO E PLANEJAMENTO

Coordenador(a)(es)(as):
Profª. Drª. Luciene Vieira de Arruda (DGH/UEPB/CH) (luciviar@hotmail.com)
Profº Ms. Carlos Antonio Belarmino (DGH/UEPB/CH)

Na atualidade existe uma grande preocupação em escala nacional sobre as questões sócio-econômicas, políticas e culturais no que tange aos espaços territoriais urbanos, rurais e ambientais. Destaca-se que na natureza tudo está mudando permanentemente. E a ação humana, cada vez com maior capacidade técnica de intervenção, acelera e tenciona este processo de mudança, de transformação, com conseqüências no cotidiano de cada um de nós. É, por tanto, fundamental o permanente acompanhamento deste desenvolvimento, pois a defasagem entre a realidade do espaço geográfico e a compreensão que se tem dela pode trazer muitos transtornos à sociedade e principalmente aqueles que têm a tarefa de administrar ou gerir os territórios.




GT-08 - QUESTÃO AGRÁRIA, MOVIMENTOS CAMPONESES E TERRITÓRIOS DE ESPERANÇA

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto (DGH/UEPB/CH) (belogeo@yahoo.com.br)
Prof. Dr. Antônio Alberto Pereira (DLE/UEPB/CH)
Profº Ms. Edvaldo Lima

O espaço agrário e o mundo rural é tema de interesse direto das ciências humanas, sociais, jurídicas e ambientais, pois a luta pela terra e os movimentos sociais no campo disputam territórios tanto no campo ideológico quanto no campo dos modelos de desenvolvimento e de controle sobre as terras. É interesse discutir todas as frentes de organização do movimento camponês, a exemplo das ligas camponesas, assentamentos e conflitos. Considerando novos conceitos e novas categorias de análise perpassadas pela pedagogia da terra e pelas novas cartografias dos camponeses em disputas com o agronegócio, com os latifundiários e com os modelos de desenvolvimentos impostos. Outro interesse é discutirmos os novos territórios de produção camponesa do tipo agroecológicas, orgânicas e que respeitam o meio ambiente em práticas agroecossistêmcias.




GT-09 - MEIO AMBIENTE, RECUSROS NATURAIS E PLANEJAMENTO

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Dr. Lanusse Salim Rocha Tuma (DGH/UEPB/CH)
lanussetuma@yahoo.com.br

Este GT abre espaço para estudos que tratem do meio físico da terra e seus recursos, estudos e pesquisas geomorfológicas, climatologia, geologia, hidrologia, planos de recuperação de áreas degradadas; relatórios e pareceres sobre impactos ambientais. Nesse sentido pode ser apresentada avaliação de potencial de recursos hídricos, bem como, a delimitação e plano de manejo de bacias hidrográficas.




GT-10 - ESTUDOS REGIONAIS SOBRE ESPAÇOS URBANOS E ATIVIDADES INDUSTRIAIS

Coordenador(a)(es)(as):
Profº Ms. Francisco Fábio Dantas da Costa (DGH/UEPB/CH)
fabioeadriana@ibest.com.br

Profª Ms. Amanda



GT-11 - LITERATURAS, IDENTIDADES E INTERCULTURALIDADE

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Drª Maria Suely da Costa (DLE/UEPB/CH)
mscosta3@hotmail.com

Profª Drª Rosilda Alves Bezerra (DLE/UEPB/CH)
rosildaalvesuepb@yahoo.com.br)

Profº Ms. Carlos Alberto de Negreiro (IFRN)
cal_negreiro@yahoo.com.br

A questão da Identidade é um ponto relevante para os estudos literários e culturais, pois perpassa diversas interrogações acerca do sujeito e da enunciação. Os conceitos de identidade são variáveis e flexíveis conforme o campo teórico usado. Daí a existência de lacunas consideráveis sobre esse tema. A proposta visa o estudo do encontro intercultural, através das experiências textualizadas de obras literárias que focalizam o encontro entre culturas caracterizado pelo encontro ou cruzamento de perspectivas culturais, maneiras diferentes de pensar, sentir, agir, falar ou escrever. Na literatura intercultural encontram-se textualizações de encontros interculturais que descrevem experiências de passagens de fronteiras, sejam elas continentais, nacionais, regionais, étnicas, sociais, sexuais, religiosas, de gêneros, cor, idade etc. Sendo assim, interessam trabalhos que se inserem em um contexto discursivo em que os Estudos Literários se confundem com os estudos culturais.




GT-12 - LÍNGUA, LINGUÍSTICA, LITERATURA E ENSINO

Coordenador(a)(es)(as):
Profª. Drª. Iara Martins (DLE/UEPB/CH)
iaramartins@yahoo.com.br

Profª. Drª Wanilda Lacerda (DLE/UEPB/CH)
wanildalacerda@hotmail.com

Profª Drª Marilene Carlos do Vale Melo (DLE/UEPB/CH)
marilenecarlos48@hotmail.com

Com o advento da nova lei de Diretrizes e Bases, de 1996, mas, sobretudo a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (2000), a discussão e a reflexão acerca do ensino-aprendizagem de língua materna no Brasil passam, necessariamente, a incorporar, de modo mais evidente, a contribuição dos estudos lingüísticos. Este grupo pretende, pois, refletir sobre qual a contribuição que a pesquisa lingüística pode trazer para o ensino-aprendizagem de língua materna.




GT-13 - EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NOVAS TECNOLOGIAS

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Ms. Debora Regina Fernandes (DLE/UEPB/CH)
debora_rfb@yahoo.com.br

Profª Ms. Rosilene Agapito (DLE/UEPB/CH)

Profª Ms. Regina Coely Nogueira (DGH/UEPB/CH)
recelly54@hotmail.com



GT-14 - MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Ms. Rita de Cassia Cavalcante(DLE/UEPB/CH)
rcassiaed@yahoo.com.br

Prof. Doutorando Eduardo Jorge Lopes da Silva(DLE/UEPB/CH)
eduardojls@yahoo.com.br

Profª Ms. Luciana Silva do Nascimento (DLE/UEPB/CH)
lucnasci@terra.com.br



GT-15 - POLITICAS PÚBLICAS E FORMAÇÀO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Drª Germana Alves de Menezes (DLE/UEPB/CH)
gamenezes@uol.com.br

Profº Ms. Genivaldo Paulino Monteiro (DLE/UEPB/CH)
genivaldomonteiro@ig.com.br

Dentre as políticas publicas que se desenvolvem atualmente no Brasil, as da educação ganham visibilidade. Seu foco pode estar voltado para o educando, para o educador, e também para o processo formativo deste. Sabemos que essas políticas resultam das demandas e pressões sociais, mesmo assim, podem ganhar concretude cumprindo uma função, muitas vezes, de amainar as desigualdades e confrontos sociais. A partir desta compreensão é que este Grupo de Trabalho objetiva ser um espaço de reflexão acerca das orientações que dizem respeito aos diversos programas e projetos das políticas públicas e de suas inter-relações com o processo educativo formal, em suas repercussões para a educação básica e para a formação do educador na contemporaneidade.




GT-16 - DIREITOS HUMANOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS E AMBIENTAIS

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Ms. Agassiz Filho
agassizfilh@hotmail.com

Prof. Ms. José Baptista de Mello Neto
jbaptista_neto@uol.com.br



GT-17 - POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - NA PÓS-MODERNIDADE

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Doutoranda Rosemere Olimpio de Santana (UFF)
rosemere.o.santana@hotmail.com

Profª Mestranda Eleonora Felix da Silva (UFCG)

Prof. Ms. Mestrando Leonardo Bruno Farias (UFCG)

Discutir a pós-modernidade e as suas características: a crise da identidade e a morte do sujeito moderno, causando com isso, a descrença em relação ao futuro. No entanto, tal contexto permitiu-nos construir novas possibilidades de experiências e de identidades, uma vez que, não somos mais sujeitos fixos. É neste contexto que o ensino de História aparece também como possibilidades de novas reterritorializações, como, por exemplo, reescrever a História diante desta relatividade, desta subjetividade, tomar esse fazer História como artefato, como arte de inventar o passado. Nesta, perspectiva, ser professor na contemporaneidade, inclusive de História, perpassa pela desconstrução, seja de uma História que não tem mais a função de conscientizar, seja de um planejamento que não pretende apenas burocratizar o ensino, ou de um currículo que só determina conteúdo e legitima o ensino reprodutor de relações sociais cristalizadas. Mas, de abrir espaços para a inquietação e problematização para um novo vir a ser. Este grupo de trabalho pretende, por tanto, abrir espaços para o debate e apontar algumas possibilidades para o ensino de História, tais como os Estudos Culturais e o Multiculturalismo. Rompendo com as certezas, e abrindo espaços para as múltiplas identidades e experimentações.




GT-18 - EL MUNDO SE CONSTRUYE TAMBIÉN DE LETRAS Y ARTES

Coordenador(a)(es)(as):
Profa. Dra. Marinalva Freire da Silva (DL/CEDUC/UEPB)
marinalvafreire@hotmail.com

Os objetivos principais são: reunir os profissionais que realizam atividades acadêmicas nos diversos centros da nossa região, para intercambiar as experiências de trabalho que se realizam nas áreas específicas do ensino e pesquisa da língua Espanhola e suas literaturas e abrir um foro de discussão entre professores, alunos e comunidade sobre os binômios língua e cultura - literatura e língua de modo a articular um debate maior que tenha como finalidade uma melhor qualidade na formação dos profissionais na nossa área. Eixos temáticos: Literatura, Cultura y Civilización Lexicografia Española Metodologia de la Enseñanza de la lengua española Los PCN de la lengua española Linguística aplicada a la Enseñanza de la língua española.




GT-19 - CULTURA, SOCIEDADE E RELIGIÃO NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XVI A XIX

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Ms. Danielle Ventura Bandeira de Lima (DGH/UEPB/CH)
danihistoriadora@yahoo.com.br

Profº Ms. Idelbrando Alves de Lima (UFPB/CE)
del_historia@hotmail.com

A sociedade brasileira entre os séculos XVI a XIX é cerne de estudo para vários pesquisadores que buscam compreendê-la em seus diversos aspectos, ou seja, voltam seu olhar para abordagens que levam em consideração os fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e étnicos, bem como a análise das religiões e da religiosidade, dando ênfase para a influência indígena, portuguesa e africana nessa construção social. Diante do exposto, o presente Grupo de Trabalho “Cultura, Sociedade e Religião no Brasil entre os séculos XVI a XIX” tem por objetivo congregar trabalhos que discutam a diversidade brasileira nos períodos em questão, primando por um diálogo entre as diversas abordagens e fazendo desse espaço um momento em que os pesquisadores de períodos e abordagens distintas possam perceber e trocar conhecimento com outros pesquisadores de diferentes temáticas, contribuindo para o crescimento e o enriquecimento das pesquisas acadêmicas.




GT-20 - MEMÓRIAS, BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS: NARRATIVAS E ESCRITAS DE SI

Coordenador(a)(es)(as):
Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio (UEPB/CEDUC)
gaudencio_bruno@yahoo.com.br

O objetivo deste grupo de trabalho é reunir pesquisas baseadas em diferentes tipologias de narrativas e fontes (histórias de vida, memórias, diários íntimos, autobiografias, biografias, entre outras), relacionando pesquisas nas áreas de história, pedagogia e literatura preocupadas em trabalhar as produções de identidades dos sujeitos e suas respectivas representações do mundo social.




GT-21 - ARQUEOLOGIA, PATRIMÔNIO CULTURAL, PRESERVAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Dr.Juvandi de Souza Santos (DGH/UEPB/CH) (SPA)
juvandi@terra.com.br

Profº Thomas Bruno Oliveira (CEDUC/UEPB) (SPA)

Em nossos dias, o entendimento do processo histórico não pode ser pensado sem a interrelação de ciências e temas, que em outrora se apresentavam de forma isolada. Neste sentido, a relação entre Arqueologia, Patrimônio Cultural e Preservação é atualíssima, não sendo possível pensar em Arqueologia sem entendê-la como o conhecimento de aspectos cultural-ambientais do homem através de vestígios que foram preservados até o presente. Assim sendo, este simpósio pretende reunir trabalhos nas áreas do Patrimônio Cultural, Preservação e Meio Ambiente.




GT-22 - CULTURA MATERIAL (ARQUEOLOGIA) E POVOAMENTO DOS SERTÕES NORDESTINOS

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos (DGH/UEPB/CH) (SPA)
juvandi@terra.com.br

O GT visa congregar trabalhos de pesquisas no campo da Arqueologia pré-histórica e histórica, bem como, acerca do processo de povoamento/ocupação humana dos Sertões do Nordeste (interior especialmente), durante o pré e pós-contato, buscando as interações entre os vários grupos étnicos formadores de nossa sociedade contemporânea, como forma de entender o legado cultural herdado por todos nós.




GT 23 - ETNOGRAFIA, HISTÓRIA ORAL E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Coordenador(a)(es)(as):
Profª Drª Mirian de Albuquerque Aquino (PPGE/PPGCI/UFPB)
miriabu@gmail.com

Profª Drª Alba Cleide Calado Wanderley (EAD/UFPB)
amoroma44@hotmail.com

O objetivo deste Grupo de Trabalho é compartilhar estudos e pesquisas que utilizam a etnografia e história oral como amparo metodológico sobre a identidade afrobrasileira. A etnografia trabalha com a cultura, que é expressa através da oralidade no seu ambiente natural, permitindo que os sujeitos construam a História e a história de vida, nos espaços sociais e culturais, que se expressa por meio da fala, que é a exteriorização natural da memória. A pesquisa etnográfica é relevante para a história afrobrasileira porque esse tipo de pesquisa produz um conhecimento do contexto em que está inserido o fenômeno, permitindo que o pesquisador observe a conduta do eu e dos outros, compreenda os mecanismos dos processos socioculturais e explique porque os protagonistas e os processos são como são. Nesse sentido, a etnografia e a história oral, como metodologias adequadas ao estudo das identidades afro-brasileiras poderão elucidar aspectos da intrincada teia que envolve os negros na luta pela afirmação das suas identidades e dos seus direitos. Assim, este espaço de diálogo propõe discutir a construção de uma história viva da cultura em que os afrobrasileiros são protagonistas de sua história, reescrevendo uma história de lutas e resistências.




GT 24 - OS VÁRIOS BRASIS: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO PERÍODO REPUBLICANO

Coordenador(a)(es)(as):
Prof. Ms. Fabrício de Sousa Morais (DGH-CH/UEPB)

A História nos últimos tempos tem trabalhado com duas perspectivas que, longe de se excluírem, se complementam, são elas: mudança e permanência. Somemos a estes eixos, as abordagens históricas que tratam dos espaços afastados do centro político-econômico do país e temos uma excelente oportunidade de aprofundar a complexidade do nosso conhecimento sobre o Brasil Republicano. É nesta perspectiva que assentamos as intenções do Grupo de Trabalho. Com isto, pretendemos congregar trabalhos dos mais diferentes tipos e elaborados pelos vários sujeitos que pesquisam sobre este período, enfatizando às possibilidades temáticas que se integram no vasto campo da História Social.




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