domingo, 30 de março de 2014

JOÃO PEDRO TEIXEIRA: PRESENTE!

Foto: Imagens da Família de João Pedro Teixeira. Fonte: /www.google.com.br/search?q=Joao+Pedro+Teixeira+imagens
Neste 2 de abril de 2014, faz 52 anos desde o assassinato de  João Pedro Teixeira,  covardemente perpetrado por capangas, por meio de tocaia, a mando de latifundiários do famigerado "Grupo da Várzea" paraibana. 
Desde o final dos anos 50, tal como vinha acontecendo em Pernambuco e outros Estados, também na Paraíba, os Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo vinham lutando por sua organização nas Ligas Camponesas, com o objetivo de lutar pela sua dignidade, pelos seus direitos de cidadãos e cidadãs. A conquista da Reforma Agrária junto com a luta por justiça nas relações de trabalho eram suas principais bandeiras. E continuam sendo até hoje!
 Ao lado de companheiros fiéis como João Alfredo (Nego Fuba), Pedro Fazendeiro e vários outros, João Pedro deu sua vida por esta causa, e não foi inútil seu sangue derramado. João Pedro foi plantado, e daí renasceu ainda mais forte sua luta, hoje continuada por vários movimentos sociais do campo e da cidade.  Prova disto é a recente conquista da Fazenda Antas, prestes a se completar definitivamente, com a breve implantação do Assentamento Elizabeth Teixeira, situado justo ao lado do Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas da Paraíba, lugar emblemático em que viveram João Pedro e Elizabeth Teixeira e seus onze filhos e filhas. 

É para fazer memória de todas essas lutas e conquistas, que neste dia 2 de Abril, durante todo o dia, vamos celebrar, junto com os Trabalhadores e Trabalhadoras de Barra de Antas e dos Assentamentos da região, junto com os Estudantes das Escolas da redondeza, junto a vários movimentos sociais, pastorais sociais e organizações de base de nossa sociedade, por meio de projeções de filme e documentários, de fotos, de encenações, de leituras de redações, de uma caminhada, de falas comemorativas, de ciranda, para o que todos são convidados, conforme a programação abaixo indicada.

Dia 2 de abril de 2014  -  9 horas – Memorial das Ligas Camponesas, Barra de Antas – Sapé.

9 horas - Visitação dos alunos das escolas públicas da região ao Memorial das Ligas Camponesas; Visitação aberta ao público com explicações sobre o acervo; Exibição de vídeos sobre a luta no campo.

14horas - Caminhada saindo de Café do Vento até o local em que João Pedro Teixeira foi assassinado;
Memórias:   Sobre a luta dos camponeses de  Barra de Antas e entorno em resistência e repúdio ao golpe 
 militar de 1964; 
Homenagem a Eduardo Coutinho;
Ciranda.

VIVA JOÃO PEDRO TEIXEIRA!

VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES

E TRABALHADORAS DE HOJE!

REFORMA AGRÁRIA JÁ!

ATENÇÃO


Atenção: O Município de Sapé convida a todos para assistir o filme “Cabra Marcado para Morrer”, às 19:00 do dia 02 de abril, na Praça João Pessoa, em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho.

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...