quarta-feira, 22 de maio de 2013

Lançamento do livro Geografia, Território e Planejamento, dia 29 de maio


LANÇAMENTO DO LIVRO - NO DIA DO GEÓGRAFO 
Será dia 29 de maio, durante a tarde e a noite. No auditório do CH/UEPB.

Capa do livro, 2013, com 365 páginas. Valor R$: 30 reais 

Contaremos com a presença dos organizadores, autores e co-autores dos 25 artigos que compõem o livro. A abordagem acadêmica, envolve vários eixos temáticos em torno da Geografia, Território e Planejamento - urbano, rural e ambiental, além das geotecnologias atuais em um livro de excelente qualidade gráfica e editorial com 365 páginas, incluídos imagens, gráficos e tabelas.
O mais novo livro do Grupo de Pesquisa Terra , Volume II, com artigos dos especialistas em Geografia e Território - Planejamento Urbano, Rural e Ambiental, em sua segunda turma. sob a coordenação e organização da Professora Luciene Vieira de Arruda e do professor Belarmino Mariano Neto.
Os autores envolvidos com essa obra são: Alexleide Santana, André da Cunha, Antonielle Pinheiro, Maria Ariadny, José Eduardo, Ivania Gomes, Rafael de Farias, Rosimeri de Lourdes, Patricia dos Santos, Adriano Pereira, Edna Oliveira, Celinaldo Alves, Edno Paulino, Érika Gonçalves, Fábia Vanessa, Mônica Alves, Maria Edileuza, Jacob Soares, José Marcos,  Alexandre Ferreira,  Alysson Pereira, Josilene Pereira, Josias Silvano, Rebeka Amaro, Maria das Graças e Sharlene da Silva. Os co-autores com participação direta dos professores envolvidos com essa pós-graduação, tanto na aplicação dos módulos, quanto nas orientações, entre eles: Aletheia Stedile, Aldo Gonçalves, Amanda Christinne, Belarmino Mariano, Carlos Belarmino, Edvaldo Carlos, Fábio Dantas, Luciene Arruda, Lanusse Rocha, Regina Celly, Robson Pontes e Severino dos Ramos.

O livro em seu segundo volume, conta com a mesma linha editorial do primeiro, A editora ideia www.ideiaeditora.com.br - fez todo o trabalho gráfico e de capa, que se caracteriza por uma elevada qualidade editorial. O livro foi organizado a partir de quatro eixos temáticos definidos dentro da estrutura do curso de especialização e estrategicamente programados pelos organizadores. O primeiro eixo - Planejamento Urbano e Rural, conta com nove artigos; O eixo dois - intitulado Planejamento do Meio Físico/Ambiental, conta com nove artigos; o terceiro Eixo - Planejamento Técnico: Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas, conta com três artigos; e o quarto eixo - Geografia do Turismo e Planejamento Territorial, foi estruturado em quatro capítulos, assim, temos um livro com 365 páginas em 25 capítulos.
Na perspectiva de uma Geografia da intervenção, esse livro elencou alguns alguns objetivos fundamentados pela ideia de que os graduados em geografia e áreas afins sejam profissionais a serviço da sociedade e da natureza. Nesse sentido, objetivou-se qualificar e capacitar professores e outros profissionais para atuarem, enquanto planejadores urbanos, rurais e ambientais, na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável. 
Esse é mais um volume do trabalho coletivo, em que durante mais de um ano de pesquisas,  estudos de campos, módulos das disciplinas, orientações, trabalhos de gabinetes, fóruns de debates, etc. permitiram a geração desse conhecimento. É possível afirmar que os artigos aqui produzidos foram fundamentais para que vários dos nossos especialistas, conseguisse acesso aos seus mestrados, fossem aprovados em concursos públicos e hoje estão atuando diretamente em suas áreas de conhecimento. A partir dessa experiência acadêmica, tanto em sua base teórico-metodológica, quanto nas ações empíricas, contribuíram para que os professores atingissem seus objetivos. Agora é aguardarmos  um pouquinho para os lançamentos, pois esse livro cobre áreas do Litoral ao Agreste paraibano, passando pelo Cariri, indo até as feiras agroecológicas de Pernambuco.

Nenhum comentário:

O Lixo nosso de cada dia

Por Belarmino Mariano Vendo os dados do Portal Desenvolvendo Negócios, podemos observar que as dez maiores empresas de coleta de...